ARTIGO: 04 Dicas de Marketing para Pequenos Negócios

O marketing empresarial é uma ferramenta chave para o sucesso no mundo dos negócios. Quando bem executado, além de atrair novos clientes, ajuda a fidelizar os atuais.
 
Embora muitos pequenos empresários possam achar o tema complicado, implementar estratégias de marketing na empresa pode ser muito simples.
 
O Sebrae preparou quatro dicas para que os empresários compreendam a importância de investir em marketing na empresa:
 
1 – Conheça o seu público-alvo: estude o seu cliente. Identifique a faixa etária, o sexo, os interesses, a classe social e econômica e demais dados importantes. A partir desse conhecimento aprofundado, é muito mais fácil criar estratégias eficientes;
 
2 – Tenha controle dos clientes e das vendas: sistemas de gerenciamento do cliente ou mesmo planilhas com dados sobre eles e as vendas ajudam muito a planejar os próximos passos e personalizar os atendimentos;
 
3 – Preze pelo relacionamento: é muito mais vantajoso investir na conquista e manutenção dos clientes atuais do que atrair novos. Manter clientes é mais barato e gera relacionamento. Além disso, clientes fidelizados indicam novos clientes, e o ciclo da atração desses se torna natural e de baixo custo;
 
4 – Invista em publicidade e propaganda: conhecendo seu público, entenda quais mídias são mais vantajosas para seu negócio. Anúncios em jornais, redes sociais, rádios, sites e outros meios precisam ser direcionados de maneira inteligente e estratégica. Um investimento baixo pode gerar ótimos resultados, desde que bem alocado.
 
Fonte: Sebrae

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