CSI completa um ano e colabora na redução e prevenção de crimes em Guararema

Centro de Segurança integrada foi inaugurado em junho de 2016 e já demonstrou sua eficácia como ferramenta de Segurança

Há um ano Guararema passou a contar com um reforço na Segurança. Inaugurado pelo prefeito Adriano Leite e o secretário de Defesa Social, Edson Roberto Pinto de Moraes em junho de 2016, neste sábado (24/06) o Centro de Segurança Integrada (CSI) completa um ano de funcionamento e já demonstrou sua eficácia como ferramenta de combate e prevenção à violência e ao crime. O resultado disso é a queda nos índices criminais e a visibilidade do local como modelo de Segurança na região, tendo recebido visitas de inúmeros municípios que almejam a implantação de central de monitoramento semelhante.

De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, houve uma redução de 27,7% dos crimes no primeiro quadrimestre deste ano, com relação aos quatro primeiros meses de 2016. No crime de Roubo o número de ocorrências caiu pela metade de acordo com a comparação.

Atualmente são mais de 70 câmeras espalhadas pela Região Central do município e o planejamento para ampliação do monitoramento para os bairros da região Norte e todas as entradas e saídas da cidade.

A rotina na central de monitoramento do CSI é intensa. As imagens capturadas pelas câmeras são acompanhadas 24 horas por dia por equipe que conta com representantes das polícias e do Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito e de fiscalização, entre outros. Sempre que constatada pessoa em atitude suspeita, suas ações passam a ser acompanhadas por toda a equipe e, havendo necessidade, os órgãos responsáveis são acionados para abordagem.

Além da prevenção, o monitoramento auxilia na investigação e solução dos crimes como Furtos, Estelionato, Roubos, Tráfico. Em um ano, foram mais de 80 ocorrências evitadas e solucionadas graças às imagens obtidas pelas câmeras.

DEPOIMENTOS

“Em um ano o CSI consolidou seu papel como instrumento de Segurança no município. Os resultados positivos refletiram no reconhecimento tanto da população, quanto da classe policial e de agentes políticos de outros municípios, que visitam Guararema para conhecer o nosso equipamento. Agora a Prefeitura traçou um planejamento para aumentar a capacidade de armazenamento das imagens e para estender o monitoramento para os bairros afastados do Centro.” (Adriano Leite – Prefeito de Guararema)

“Neste primeiro ano de funcionamento colhemos os resultados de um planejamento feito junto com as forças policiais da cidade, e tecnicamente colocamos as câmeras nos pontos de maior incidência de fatos que pudessem causar crimes ou desordem na cidade. Aliado com o total apoio do Prefeito Adriano, da Polícia Militar e Civil, e de todo o empenho e dedicação de uma equipe de profissionais, conseguimos evitar muitos crimes, resolver outros fatos prejudiciais à nossa sociedade e, sobretudo melhorar em muito a sensação de segurança para todos os moradores e visitantes. O trabalho tem sido incessante e a todo o momento agregamos novos mecanismos e ações de inteligência, para que muito mais que reduzir indicadores criminais, possamos dificultar e até mesmo impedir que os criminosos que estão aterrorizando as cidades em torno de Guararema possam por aqui encontrar um campo fértil para agir e se instalar”. (Edson Roberto Pinto de Moraes – Secretário de Defesa Social)

“O Centro de Segurança Integrada hoje é o coração da investigação, tendo contribuído para ajudar a elucidar dezenas de crimes. Nenhuma cidade na região possui essa estrutura que é muito admirada por todas as delegacias de Polícia da região e essencial para a investigação e segurança da cidade.” (Marcos de Almeida Tourinho – Delegado Titular de Guararema)

“Os números apresentados pela Secretaria dos Negócios da Segurança Pública representam o resultado de um verdadeiro trabalho integrado e de cooperação entre a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Defesa Social, Polícia Civil e Polícia Militar. Penso que, além dos diversos convênios estabelecidos entre a Prefeitura e Polícia, podendo citar a atividade delegada, o que possibilita um significativo aumento de policiamento preventivo na cidade, a criação do Centro de Segurança Integrada (CSI) estabeleceu o ápice na relação e trabalho entre as Instituições. Várias vias, localizadas na área central e nos bairros, com câmeras estrategicamente posicionadas, são monitoradas por profissionais capacitados, para uma pronta resposta do Poder Público frente a ocorrência de crimes e atos de vandalismo. Inúmeros são os casos de sucesso com o emprego dessa importante ferramenta de tecnologia, bem como das diversas ações pautadas nas reuniões ocorridas no CSI. Não tenho dúvidas de que equipamentos de informações, bem como a moderna estrutura do CSI, modelo estudado por vários municípios, colaboraram em muito com os trabalhos da Polícia, contudo devemos considerar as gestões daqueles que contribuíram com a sua concretização, onde parabenizo o Prefeito de Guararema, Sr Adriano Leite, pela visão futurista, bem como do Sr. Edson Roberto Pinto de Moraes, Secretário de Defesa Social, pela dedicação com que conduz os trabalhos, sempre em respeito a população e às autoridades de Polícia Militar e Civil da cidade.”(Felício Kamiyama – Tenente Coronel PM, Ex-comandante do 17.BPM/M e atual Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Área Metropolitano -12 – Região do Alto Tietê)


Comentários no Facebook