Delegado Eduardo Boigues Queroz pede lei para fechamento de bares à noite

Em audiência pública sobre segurança realizada ontem na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, o delegado da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), Eduardo Boigues Queroz, solicitou aos vereadores presentes a elaboração de uma lei municipal para que todos os bares da cidade fechem as portas a partir das 23 horas. A medida visa inibir os índices de tráfico de drogas e homicídios.

“Nesses últimos meses presenciamos uma série de crimes nos bares de Itaquá. Eles quase sempre são seguidos de morte, onde a PM (Polícia Militar) encontra entorpecentes junto. O que chama atenção é que essas ações são realizadas sempre de madrugada, em bailes funk, por exemplo. Nosso objetivo é acabar com esses tipos de aglomerações de pessoas a noite em estabelecimentos particulares”, aponta o delegado.

Para Eduardo Boigues, a ajuda do Executivo é imprescindível para que a lei comece a valer em Itaquá. “Para que nossa ideia funcione, precisamos que a Prefeitura nos ajude nessa parte, tanto viabilizando essa possível lei, quanto colocando agentes de fiscalização nas ruas para sustentar nossas ações”, argumenta.

Segundo Eduardo, a Polícia Civil já atua em comércios desse tipo a fim de prevenir o aumento nas taxas de crime. Além disso, a Dise tem como exemplo de efetividade no fechamento de bares a cidade de Diadema, que com a lei aprovada, teve mais de 50% índices de crime reduzidos. “Se o município trabalhar em conjunto, é possível nós reduzirmos as taxas de homicídios e tráfico de entorpecentes”, diz.

A ideia também foi apoiada pelos comerciantes presentes na audiência e pelos oficiais da PM. De acordo com o comandante Washington Luiz, a medida iria também facilitar os trabalhos da corporação. “Seria muito produtivo a viabilização de uma lei desse tipo. Com isso, nossas viaturas poderiam ficar mais tempo de dia no patrulhamento do que a noite cuidando de casos de desentendimento em bares”. (Com informações do Diário de Suzano)


Comentários no Facebook