Fábia Porto falha com isabelenses no projeto de zeladoria comunitária

Local onde prefeita lançou o Prefeitura no Bairro, no Jardim das Acácias, hoje tomado de sujeira.
Por Lailson Nascimento, publicado originalmente no Jornal Gazeta Regional.
No dia 11 de fevereiro, Fábia Porto (PRB) dava início ao programa Prefeitura no Bairro, no Jardim das Acácias, em Santa Isabel. Vestida com a camiseta do programa, à sombra de uma árvore localizada na Rua Maria de Lourdes Saes Nunes, a prefeita lançava o que, segundo ela, seria um dos pilares para o “resgate do orgulho do cidadão isabelense.” Nove meses depois, ela se depararia com um cenário de abandono se voltasse ao mesmo local.
 
No Facebook, usado pela prefeita como canal de comunicação com os moradores, a prefeita registrou o lançamento do programa de zeladoria urbana e prometeu: “Vamos transformar o Jardim das Acácias num bairro onde realmente os serviços públicos vão funcionar.”
 
Acompanhada por diversas autoridades, ela foi aconselhada pelo deputado estadual Luis Carlos Gondim (SD) a se manter próxima do bairro, para que a população também se mantivesse próxima do poder público. Não foi o que ocorreu, conforme relatos de moradores.
 
“Foi nessa mesma árvore, hoje tomada pelo acúmulo de restos de vegetação, que a prefeita prometeu cuidar do nosso bairro. Até acreditamos, mas a realidade é que, se quisermos manter o bairro limpo, temos que pagar do próprio bolso essa manutenção. A prefeitura nunca mais voltou aqui para ações de zeladoria”, apontou a costureira Marlene Andrade, de 38 anos.
 

No Jardim Eldorado, lixos se acumulam em estrada municipal.

O soldador Eucicley Alves da Silva, 49, acrescenta que a prefeita chegou a prometer a limpeza e instalação de um parquinho no final da Rua Benedito de Souza: só promessa. “No começo, eu até procurei ajudar na limpeza, mas depois me toquei que estava trabalhando para a prefeitura. Enquanto faço isso, o esgoto continua correndo a céu aberto, o mato nas calçadas continua crescendo, enfim. Para mim, a melhor prefeita de Santa Isabel foi a Angela [Sanchez].”

 
Apesar de receber elogios no Novo Éden, Fábia Porto também foi criticada no bairro. “Eles [prefeitura] até iniciaram esse projeto de limpeza, mas hoje está paralisado. É só olhar as condições das ruas. Na minha opinião, a cidade está regredindo depois que o Alencar [presidente da Câmara Municipal] se uniu à prefeita”, apontou o pedreiro Neil do Prado, 50.
 
PROGRAMA – Segundo a prefeitura, os bairros já contemplados são: Jardim das Acácias, Jardim Portugal, Novo Éden, Jardim Eldorado, Morro Grande, Vila Guilherme e Vila Gumercindo. Apesar de questionada, a administração municipal não divulgou se vai realizar outros Prefeitura no Bairro ainda neste ano.
 
Resposta da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santa Isabel afirmou que não encontrou protocolos de reclamações na Ouvidoria, mas prometeu encaminhar as reivindicações aos setores responsáveis. Fábia Porto, por sua vez, garantiu estar “trabalhando muito e de maneira séria, honesta e comprometida, para melhorar a qualidade de vida de todos os isabelenses.”

Comentários no Facebook