Guararema consegue primeira pré-certificação do selo VerdeAzul

Segunda pré-certificação está marcada para o mês de setembro; final deve acontecer em dezembro

Guararema segue na disputa do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Em cerimônia realizada na quinta-feira (08/06), em Mogi das Cruzes, o prefeito Adriano Leite, o deputado estadual André do Prado, ao lado da assessora responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Solange Wuo e os interlocutores do programa, Fabiano Tomita e Leandro de Leon, receberam a primeira pré-certificação do programa estadual das mãos do Secretário do Estado de Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Nos últimos três anos, Guararema foi a única cidade da região do Alto Tietê com a certificação ambiental Selo Município VerdeAzul. No ano passado, Guararema ficou entre as 77 cidades do estado que foram certificadas, alcançando a 47ª posição no Ranking Ambiental. Além do selo, o município recebeu ainda o prêmio “Governador André Franco Montoro” por se destacar como município melhor colocado na bacia hidrográfica do Paraíba do Sul.

“Avançamos muito nas ações ambientais ao longo dos anos, estamos finalizando o Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve ser votado ainda neste mês. Vamos iniciar um projeto piloto de coleta seletiva na cidade, entre outras ações que contribuem para o reconhecimento da nossa gestão ambiental”, ressaltou o Prefeito Adriano Leite.

Agora, com a mudança nas regras do programa, o município busca a manutenção da certificação. Nesta primeira etapa, Guararema obteve a maior nota da região com 38,86 pontos. Somado a isso, a cidade conquistou a 11ª colocação na diretiva de resíduos sólidos e 10º lugar em educação ambiental do Estado de São Paulo.

Os municípios que conquistaram a primeira fase seguem para a segunda pré-certificação, que acontece em setembro, de onde sairão os finalistas do programa. A final deve acontecer em dezembro e apenas os municípios que atingirem nota superior a 80 pontos serão certificados. Em 2016 Guararema totalizou 85,27 pontos.

O Programa Município VerdeAzul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental avaliando inúmeras diretrizes. Entre as diretivas apresentadas para esta primeira pré-certificação estão: relatórios de ações promovendo o uso racional da água, documentos, ações de proteção ambiental com foco na proteção das nascentes, plano de arborização, ações de sensibilização e mobilização para a Coleta Seletiva.


Comentários no Facebook