Semana da Arquitetura da UBC debate protagonismo feminino na área

Atividades acontecem entre os dias 06 e 11 de novembro
A Semana da Arquitetura da Universidade Braz Cubas debate entre os dias 06 e 11 de novembro o protagonismo feminino nas áreas de Arquitetura e Urbanismo. A programação inclui palestras com ex-alunas da universidade contando sua trajetória profissional, aula especial, mesa de debate com professoras sobre o tema do evento e apresentação de projetos elaborados pelos estudantes ao longo do ano. E ainda uma atividade fora do Campus: visita guiada pelas obras no Teatro Oficina e na Casa de Vidro – Lina Bo Bardi, em São Paulo.
As atividades do evento são abertas à comunidade com exceção da visita guiada, exclusiva para os estudantes. Os projetos ficarão expostos nos corredores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), já as palestras e mesa de debate acontecem nos auditórios VIP e 1, localizados no Campus da Braz Cubas (Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1233 – Mogilar), sempre a partir das 18h30.
Programação
Na abertura da Semana da Arquitetura (06/11) será realizada uma aula especial com as representantes do Escritório MM18, a fundadora Mila Strauss e a coordenadora de projetos e ex-aluna da Braz Cubas, Larissa Nepomuceno. Na terça-feira (07/11), acontece uma mesa de debate com as professoras do curso: Erineuda Clementino, Miriam Escobar, Fernanda Lemes e Fabíola Rodrigues. Essas atividades acontecem no Auditório VIP.
No dia seguinte (08/11), as ex-alunas da universidade Ligia Miranda e Eliene Coelho contam sobre a trajetória profissional depois de formadas. A palestra será no Auditório 1.
A programação conta ainda com a Festa da Arquitetura e Urbanismo (FAUSTA), marcada para quinta-feira (09/11), a partir das 19h30, e a visita guiada pelas obras Teatro Oficina e Casa de Vidro – Lina Bo Bardi, que acontece no sábado (11/11) das 9 às 17 horas. A visita guiada em São Paulo está com as vagas esgotadas.
Tema
De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas, professor José Francisco Xavier Magalhães, o objetivo da edição 2017 da Semana da Arquitetura é propor um diálogo sobre o real protagonismo feminino no cenário da arquitetura e urbanismo.
“Os dados do último anuário, indicam 143 mil profissionais no Brasil e destes, quase 65% são mulheres que, inclusive, são a maioria nos cursos de Arquitetura. Por isso, a proposta é apresentar aos alunos, o quão significativo, expressivo e valoroso é o papel da arquiteta, e como isso reflete em situações de protagonismo nas mais distintas áreas de atuação”, afirma.
O coordenador destaca ainda que a edição 2017 da Semana da Arquitetura será ainda mais especial. Isso porque, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas recebeu do Ministério da Educação (MEC) a nota 4 de qualidade, numa escala de 1 a 5.
Semana da Arquitetura da Universidade Braz Cubas
Data: de 06 a 11 de novembro
Local: Auditório VIP e 1 no Campus da Braz Cubas (Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1233 – Mogilar)
Programação: palestras: mesa de debate, exposição de trabalhos e visita guiada à São Paulo

Comentários no Facebook