Suzano assina convênio com Governo do Estado para acessibilidade de Biblioteca Municipal

Cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo-SP, na tarde desta terça-feira (15 de agosto), com direito à presença do governador Geraldo Alckmin; Rodrigo Ashiuchi participou da solenidade acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo e pelo deputado estadual André do Prado

O prefeito de Suzano-SP, Rodrigo Ashiuchi, assinou na tarde desta terça-feira (15 de agosto) com o Governo do Estado de São Paulo um termo que autoriza a liberação de R$ 64 mil em equipamentos para a Biblioteca Municipal “Professora Maria Eliza de Azevedo Cintra”, abrigada no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” (rua Benjamin Constant, 682 – centro), visando à acessibilidade do equipamento público. O recurso é proveniente da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e deve estar disponível ainda neste mês.

A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e teve início às 14 horas, reunindo 70 prefeitos de diferentes regiões do Estado. Um total de 170 convênios foram firmados na oportunidade, entre a esfera estadual e os municípios. Além do governador Geraldo Alckmin, parte de seu secretariado acompanhou as tratativas. O chefe do Poder Executivo suzanense participou da solenidade acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo, bem como pelo bibliotecário-geral Gilmar Santana da Silva, e pelo deputado estadual André do Prado.

Suzano é uma das 58 cidades e/ou entidades beneficiadas com o “Acessibilidade nas Bibliotecas”, que fornece equipamentos e programas de computador via a pasta estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a finalidade de facilitar o acesso de portadores de necessidades visuais ao acervo das bibliotecas públicas.

Suzano será contemplada com R$ 64 mil em acessórios e demais mecanismos que promovem a ampliação de imagens, fazem a leitura automática de textos e repassam conteúdos do computador para um display já na linguagem braile.

Do Alto Tietê, Suzano será uma das três cidades, incluindo Arujá-SP e Ferraz de Vasconcelos-SP, que vai contar com o recurso e, consequentemente, com equipamentos que permitam o acesso de deficientes visuais aos acervos da Biblioteca Municipal central, que recebe anualmente mais de 80 mil visitantes.

Para Garippo, Suzano só tem a ganhar com o convênio assinado hoje com o Governo do Estado, pois, além de patrocinar uma maior circulação de pessoas com necessidades especiais no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, haverá, de maneira sintomática, com a liberação do aporte, inclusão social.

Já de acordo com Ashiuchi, a parceria firmada entre Suzano e a esfera estadual reforça os vínculos do município que administra desde 1º de janeiro de 2017 com os entes federados em prol do bem-estar da população.


Comentários no Facebook